A falecida desta vez é a Camponesa, Maria de Freitas Silva, dona Natividade, como era mais conhecida, residente na pacata cidade de São Domingos do Araguaia/PA, depois de passar dezenas de meses com sérios problemas de saúde e com a esperança de um dia ter o previlégio de usufruir do seu direito adquirido, não mais lhe será permitido tal situação, que ao menos por alguns instantes poderia ter sido útil, caso tivesse tido a oportunidade que lhes fora tirada, por conta de tal decisão, que diante deste contecioso, este é o sexto óbito de camponeses anistiados em Junho de 2009, pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Diante disto, nos parece que a legislação brasileira foi feita pra beneficiar e/ou favorecer somente as elites e as classes dominantes deste país, pois muito e de tudo se ver no Judiciário brasileiro, desde o habeas corpus preventivo ao Daniel Dantas, até a falta de investigação de todo e qualquer tipo de crimes cometidos por essa corja, que viola direitos fundamentais de um povo desde os anos de chumbos, muitos cometeram milhares de dezenas de torturas e assassinatos, desapareceram pessoas e isto alguns setores do nosso Judiciário se omitem em investigar, suspender, prender e julgar.

Mas os Camponeses do Araguaia, que viveram e até hoje em condições de miséria, tem a obrigação de lhe dar com o passado, estando abandonados e tratados a revelia, sem nenhum tipo de tratamento digno, todos os principios de cidadania e de direito são violados e ignorados a qualquer custo, ninguém tem o bom senso de observar que todos estes são cidadãos brasileiros natos.

Mais de 35 anos se passaram e nada muda em relação a nós camponeses, será que todos morrerão assim, chega disso, nossas esperanças estão se esgotando, já apelamos a tudo, não temos muito a fazer.

O Estado Brasileiro tem uma dívida impagável para conosco, e contudo todos os poderes constituídos deste país nos deve explicações, seja o Executivo, Legislativo e/ou Judiciário.

Que façam alguma coisa, chega de injustiça, que país é este, que só se cumpre algo em relação à Ditadura Militar, que nos envergonha a cada dia, através de intervenções internacionais.

Até nos parece que aqueles que tem mãos sujas de sangue, continuam impondo suas idéias e caprichos ao povo brasileiro, usando do aparato do Estado, a nossa vista e ninguém percebe ou faz de conta.