Acompanhe tudo pelo site do Salão CLICANDO AQUI

NA ABERTURA, HOMENAGENS A ANTONIO CANDIDO, MAX ALTMAN E REVISTA CAROS AMIGOS

Primeira atividade desta edição do Salão do Livro Político será dedicada à memória do editor Max Altman e do crítico Antonio Cândido. Também será homenageada a revista Caros Amigos, que está completando 20 anos.

Este ano, o salão homenageará Antonio Candido, Max Altman e a revista Caros Amigos, pelos seus 20 anos de resistência. A programação segue com a mesa Estado de exceção, usurpação de direitos na crise do capitalismo. Falam sobre esse tema Rafael Valim, Douglas Belchior e Venício Lima. A palestra do sociólogo alemão Michael Heinrich, biógrafo de Karl Marx, sobre o filósofo, será na terça, dia 6. E tem ainda curso sobre O capital, mesas diversificadas, exposições, projeção de filmes. Confira a programação de cada dia abaixo.

O Salão do Livro Político, organizado por um grupo de editoras independentes, chega à sua terceira edição. Como nos anos anteriores, uma programação extensa perpassa os temas sociais e políticos mais candentes da atualidade. Da gravidade da atual crise política brasileira aos ciclos de poder na América Latina. Da resistência indígena à revolução em curso das mulheres e à questão dos refugiados. Da pertinência de falar sobre Marx e o marxismo hoje à discussão dos 100 anos da Revolução Russa e da primeira greve geral no Brasil. Da proposta de privatização de bibliotecas às perspectivas do mercado editorial. Tudo intercalado com uma diversificada programação cultural.

Entre os convidados já confirmados estão intelectuais como Pedro Serrano, Fabio Luis Barbosa dos Santos e Pedro Fassoni (que debaterão sobre a América Latina), Rafael Valim (mesa Estado de exceção, tema da abertura do evento), Reginaldo Nasser e Tércio Redondo (abordarão a questão dos refugiados), Antonio Rago Filho (mesa sobre Marx), Lidiane Soares Rodrigues, João Quartim de Moraes e José Arthur Giannotti (mesa Por que Marx hoje?) e Osvaldo Coggiola (100 anos da Revolução Russa).

Divulgação
O objetivo do evento é dar mais visibilidade às obras políticas, que recebem pouca divulgação e espaço nas livrarias, e incentivar vendas e leitura desses livros, que hoje representam apenas algo em torno de 2,5% do total dos publicados no país a cada ano, considerando-se as três áreas correlatas (sociologia, filosofia e economia). A ideia é ainda fortalecer as editoras independentes, que concentram as publicações do segmento, empunhando suas bandeiras, como a que defende o Projeto de Lei 49 de 2015. Conhecido como lei do preço fixo, o PL institui a política nacional de fixação do preço do livro, mas está congelado no Senado Federal.

III Salão
Esta terceira edição do Salão vai envolver cerca de 30 editoras, oito mais do que em 2015, e deve atrair cerca de 2,4 mil mais visitantes, 20% mais do que na última edição. Os livros serão oferecidos com descontos de 20% a 50%.

Além das editoras, incluindo algumas universitárias, como a  Educ, que integra a organização, participam do evento fundações e institutos de partidos políticos e as revistas Carta Capital, Critica Marxista, Margem Esquerda, Princípios e Marxismo Vivo.

 

Programação do 3º Salão do Livro Político

Segunda 5/6

18h 30 Homenagens à revista Caros Amigos e ao professor Antônio Cândido (por Flávio Wolf de Aguiar)

19h 30 Conferência com Dilma Rousseff. Comentários de Rafael Valim

 

 

Terça 6/6

10h 30 Sobre Marx, com Michael Heinrich. Mediação de Lívia Cotrim. Tradução Felipe Musetti

Curso Capital

14h Curso Livre Marx-Engels O Capital: Estrutura da obra e método. Eleutério Prado. Mediação de Claudinei Cassio.

17h30 América Latina: ciclo progressista, onda conservadora?

Fábio Barbosa, Pedro Serrano, Regina Gadelha, Pedro Fassoni

18h Democratizar a democracia – conferência com Boaventura de Souza Santos

19h30 Nós que amávamos tanto o capital

José Arthur Giannotti, João Quartim de Moraes, Roberto Schwarz. Mediação de Lidiane Rodrigues Soares.

 

 

Quarta 7/6

10h30 100 anos da Revolução Russa

Luiz Bernardo Pericás, Osvaldo Coggiola e Martin Hernandez. Mediação de Antonio Carlos Mazzeo

 

14h Curso Livre Marx-Engels O Capital: Teoria do valor. Leda Paulani. Mediação de Lucia Barroco

15h Uberização: perigos e alternativas

Rafael Zanata, Maria Cecília Oliveira Gomes e Ludmila Costhek Abílio. Mediação de João Peres

17h 30 Movimentos indígenas: lições e resistência

Timoteo, Jera e Adriana Gomes Santos

 

19h 30 Revolução das mulheres

Maria Amélia de Almeida Telles, Eleonora Menicucci e Maria Rita Kehl. Mediação de Diana Assunção

 

 

Quinta 8/6

10h 30 Guerras globais – refugiados locais

Tércio Redondo, Reginaldo Nasser, Soraya Misleh, Isham Ahmad Issa, Christo Kamanda

 

14h Curso Livre Marx-Engels O Capital: Capital e fetichismo: historicidade, classes sociais e luta de classes. Marcelo Carcanholo. Mediação de Rodolfo Machado

17h 30 Ameaças ao livro e à leitura em tempos de restrição democrática

Mara Esteves, Luiz Armando Bagolin e Bernardo Gurbanov. Mediação de Ricardo Queiroz.

17h 30 Arte, política e revolução

Flávio Aguiar, Alexandre Dal Farra e Paloma Amorim

 

19h 30 Que Fazer: socialismo ou barbárie?

Ciro Gomes, Márcio Pochmann, Renato Rabelo e Juliano Medeiros. Mediação de Antônio Martins.

 

Quarta 14/6

19h 30 Curso Livre Marx-Engels O Capital: Leis tendenciais: Capital, acumulação e crise. Jorge Grespan. Mediação de Vera Lúcia Vieira