Notícias

Lançamento de livros em Teresina celebra 200 anos de Marx e centenário da Revolução Russa

Divulgação Publicado em 12.06.2018

Evento será nesta quarta (13), às 18h, na sala de defesa de tese da CCHL da UFPI. Haverá o debate “Os 200 anos de Marx e o Centenário da Revolução Russa” pelo sociólogo Manuel Domingos Neto.

A Fundação Maurício Grabois Seção, seção Piauí, organiza para a próxima quarta-feira (13), a partir das 18h, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Centro de Ciências Humanas e Letras-CCHL (Sala de Defesa de Tese), o debate intitulado “Os 200 anos de Marx e o Centenário da Revolução Russa”. Na ocasião, serão lançados os livros: "Karl Marx – Desbravar um Mundo Novo no Século XXI", com artigos de 28 autores acerca da atualidade e vitalidade da teoria marxista, e “Outubro Vermelho – 100 anos 1917 - 2017”, uma coletânea sobre o Centenário da Revolução Russa.

Estarão presentes Fábio Palácio de Azevedo, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e José Reinaldo Carvalho, Secretário de Relações Internacionais do PCdoB, alguns dos autores dos artigos que compõem as obras. O debatedor será o cientista político Manuel Domingos Neto e a mediação será feita pelo professor do departamento de História da UFPI e da FMG-PI, Dalton Macambira.

Para Dalton Macambira, presidente da Seção Estadual da Fundação Maurício Grabois, o evento terá a marca da celebração dos 200 anos de nascimento de Karl Marx, mas também a marca do debate e da reflexão em compreender o cenário político de imensa complexidade em que vivem o Brasil e o mundo, nos dias atuais. Ele afirmou que o evento se insere na pauta de discussão que a Fundação Maurício Grabois pretende fomentar no Piauí. Destaca ainda como urgente e necessária a promoção de estudos, pesquisas e análises nas áreas política, econômica, social e cultural, sobre a realidade brasileira e mundial; a realização de trabalho de educação política e formação militante; e pesquisas nesse campo.