Lançada em conjunto pela Editora Unicamp e Editora Unesp, a obra é resultado de um projeto temático coordenado pelo autor e patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O lançamento é precedido de um debate sobre o livro, no qual estarão presentes, além do autor, os professores João Quartim de Moraes e Augusto Buonicore.  

Reforma e crise política no Brasil: Os conflitos de classe nos governos do PT resulta de pesquisa original desenvolvida ao longo dos últimos anos. Nele, o autor examina o processo político brasileiro no período dos governos liderados pelo PT e da crise política do impeachment. Boito Jr. sustenta que os conflitos partidários, ideológicos e institucionais estão vinculados aos conflitos distributivos de classe presentes na sociedade brasileira.

O livro mostra que a política neodesenvolvimentista dos governos do PT priorizou os interesses da burguesia interna brasileira e se apoiou numa frente ampla e heterogênea que abarcou a baixa classe média, a classe operária, o campesinato e os trabalhadores da massa marginal. A oposição, encabeçada pelo PSDB e orientada por uma plataforma neoliberal extremada, é caracterizada como representante do capital financeiro e produtivo internacional e da fração da burguesia brasileira integrada a esse capital.

A base de apoio desses segmentos burgueses foi, acima de tudo, a camada superior da classe média. Quando esse campo neoliberal iniciou uma ofensiva política restauradora, teve o seu sucesso facilitado pelas contradições e defecções da frente política que apoiava o governo. Os conflitos de classe intensificaram-se, originando embates institucionais e ideológicos que polarizaram, de modo inusual, a sociedade brasileira, abalando a democracia consagrada na Constituição de 1988.

Sobre o palestrante:

Prof. Dr. Armando Boito Jr. – Professor titular de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas, editor da revista Crítica Marxista e autor de vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Sobre os debatedores:

Prof. Dr. João Quartim de Moraes – Doutor pela Fondation Nationale of Science Politique, da Academia de Paris; professor titular aposentado da Universidade Estadual de Campinas. Desenvolveu pesquisas e publicou artigos e livros nas áreas de história da filosofia antiga, teoria política, materialismo, marxismo, instituições brasileiras, entre outros temas.

Prof. Dr. Augusto Buonicore – Historiador com mestrado em Ciência Política pela Unicamp; presidente do Conselho Curador da Fundação Maurício Grabois e autor dos livros: Marxismo, história e a revolução brasileira: encontros e desencontros; Meu Verbo é Lutar: a vida e o pensamento de João Amazonas e Linhas Vermelhas: marxismo e os dilemas da revolução, todos publicados pela Editora Anita Garibaldi.

Debate com apoio do Cedem:

Reforma e crise política no Brasil: Os conflitos de classe nos governos do PT
Data e horário: 28/02/2019, 5ª feira, a partir das 14 horas;
Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé);
Informações: (11) 3116–1701
Inscrições gratuitas: https://www.cedem.unesp.br/#!/evento1
https://www.facebook.com/CedemUnespOficial