Militante do PCdoB desde o início dos anos 1980, Augusto Buonicore era historiador formado pela Universidade de Campinas (Unicamp), onde atuou no movimento sindical. Sempre dedicado ao estudo da história e da teoria marxistas, foi também um respeitado formulador de ideias.

Estudioso da história do movimento comunista do Brasil, é autor de vários livros como Marxismo, História e Revolução Brasileira: Encontros e Desencontros, Meu verbo é lutar: a vida e o pensamento de João Amazonas, Linhas Vermelhas: Marxismo e os dilemas da Revolução e a biografia João Amazonas, um comunista brasileiro.

Buonicore dedicou sua atividade militante à formação de filiados e dirigentes políticos do PCdoB, e se destacava na elaboração teórica voltada para a luta de ideias na sociedade, como dirigente da Fundação Maurício Grabois.

Vítima de um linfoma no intestino, não resistiu ao tratamento. Depois de passar pelo procedimento de quimioterapia, Augusto Buonicore se internou para fazer autotransplante de medula. Uma infecção na fase de baixa imunidade levou ao agravamento do seu estado geral de saúde e ao falecimento.

Augusto Buonicore deixa esposa e uma filha. As fileiras do marxismo, que muito se enriqueceram no Brasil com a sua produção, ficam desfalcadas de um dos seus importantes integrantes. O movimento progressista, a classe trabalhadora e o povo brasileiro perdem um dos seus mais dedicados militantes.

Até sempre, Augusto Buonicore!