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Busca sobre escravidão
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Artigos
A escravidão que nos habita
Reclamações trabalhistas estão sendo criminalizada por decisões judiciais como forma de amedrontar ainda mais o(a) trabalhador(a) que ouse pensar em processar o seu ex-patrão Por Jorge Luiz Souto Maior* Publicado em 28.09.2020 -
Artigos
Trabalho escravo contemporâneo e a pandemia de Covid-19*
Por decorrência da Covid-19, estima-se um aumento na taxa de desocupação de 12% nos últimos seis meses, resultando em mais 12,4 milhões de pessoas na rua. Esse contingente funciona como reserva de mão de obra barata disponível à exploração e à escravização. Por por Silvia Pinheiro* Publicado em 18.09.2020 -
Especiais
O vírus veio para mostrar que o racismo está mais ativo que nunca
Militantes da luta antirracismo discutiram que a vulnerabilidade da população negra na pandemia, é anterior ao novo coronavírus, e se acirra com a necropolítica de Bolsonaro Por Cezar Xavier Publicado em 07.07.2020 -
Artigos
A história foi escrita pela mão branca
Fontes de pessoas escravizadas são quase inexistentes, pois elas eram mantidas analfabetas Por Leonardo Boff* Publicado em 20.01.2020 -
Especiais
Luiz Gama, o primeiro jornalista brasileiro negro
“A escravidão é uma espécie de lepra social: tem sido muitas vezes abolida pelos legisladores e restaurada pela educação sob aspectos diversos”. A frase é de Luiz Gama, primeiro jornalista negro do Brasil e foi escrita em 1876, mas permanece atual. O baiano Luiz Gama nasceu em 21 de junho de 1830. Aos 10 anos, filho de uma mulher brasileira negra e de um português branco, ele foi escravizado, condição que permaneceu até os 18 anos, quando conseguiu provar que nasceu livre. Por Por Karina Berardo Publicado em 21.11.2019 -
Especiais
Orlando Silva: 20 de Novembro – Por um Brasil livre do racismo
A história nos mostra que a formação do povo brasileiro foi conflituosa, dolorosa e violenta, tendo o jugo da escravidão como seu elemento organizador. Destino principal do tráfico negreiro, nosso país recebeu cerca de 5 milhões de africanos para trabalhos forçados. Sem exagero, é possível afirmar que a escravidão foi a base do conjunto da atividade econômica brasileira por mais de 300 anos. Por Orlando Silva* Publicado em 20.11.2019 -
Artigos
O brasileiro é essencialmente corrupto? Uma leitura de Elite do Atraso
A tese do patrimonialismo é falsamente crítica, inibe a luta de classes, encobre a verdadeira responsável pela escandalosa desigualdade na nossa sociedade, que é a elite do dinheiro. Essa elite do atraso é herdeira do regime escravagista, que comanda a mais cruel espoliação do trabalho, despreza e humilha os negros e pobres, tratando-os como uma ralé sem direitos. A herança do escravismo e a ralé abandonada, sim, e não o brasileiro corrupto, são a nossa singularidade. Por Carlos Azevedo* Publicado em 29.10.2019 -
Notícias
Confira a programação do IV Salão do Livro Político
O evento que vai de 18 a 21 de junho, na PUC-SP, terá participação da pré-candidata à Presidência da República, Manuela D´Ávila, do físico Olival Freire Jr., do historiador Augusto Buonicore, do filósofo João Quartim de Moraes, do sociólogo Luis Fernandes, da ex-vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão e do secretário de Juventude e Movimentos Sociais do PCdoB, André Tokarski e o jornalista José Reinaldo de Carvalho. Por Divulgação Publicado em 11.06.2018 -
Especiais
TV a serviço da tecnologia do racismo
Os serviçais negros, sempre pacíficos, embora ignorantes e desprovidos de cultura e bons modos brancos, são um exemplo comum dessa técnica de manutenção do lugar criado para o sujeito negro exercido pela televisão. Por Joice Berth Publicado em 22.11.2017 -
Notícias
Globo e Lava Jato criminalizaram demanda por igualdade, afirma sociólogo
Para o professor Jessé Souza, que acaba de lançar "A Elite do Atraso – Da Escravidão à Lava Jato", a elite do país manipula a classe média para perpetuar a "ralé". O poder econômico manipula a classe média para perpetuar a servidão, afirma sociólogo. Por Vitor Nuzzi, da RBA Publicado em 10.10.2017 -
Artigos
Silvério Fontes – pioneiro do marxismo no Brasil
Astrojildo nos 40 anos do Partido Comunista do Brasil conta a saga daquele que considera o pioneiro do marxismo em nosso país, Silvério Fontes (1858-1928), que foi militante das jornadas pela República e pela abolição da escravidão, fundador do Centro Socialista de Santos, editor do jornal A Questão Social e, ao final da vida, militante do PC do Brasil. Por Astrojildo Pereira Publicado em 09.10.2017 -
Resenhas
Introdução de Gilberto Freyre à autobiografia de Joaquim Nabuco “Minha formação”
Nesta introdução, Gilberto Freyre faz um minucioso e rico retrato da obra de Joaquim Nabuco, publicada em 1900 e considerada um dos documentos mais belos e instigantes sobre a formação desse destacado abolicionista. ''A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil'', escreveu Nabuco numa passagem central, e desde então muito citada, de "Minha formação". Publicado em 30.05.2017 -
Artigos
O 13 de Maio e a luta pela Abolição da Escravidão
A libertação dos escravos não ocorreu por decisão voluntária dos fazendeiros paulistas, e muito menos foi uma dádiva da família imperial. Ela foi fruto de uma grande luta popular, que envolveu diretamente os próprios escravos. O autor discorda da tese que a Abolição teria sido uma "coisa de branco" e não teria sido "a casta dos escravos que destruiu o trabalho escravizado”. Por Augusto Buonicore Publicado em 12.05.2017 -
Especiais
Antonio Risério: A utopia brasileira e os movimentos negros
A entrevista do historiador e antropólogo, Antônio Rizério, no Valor Econômico, tem corajosamente assumido posições sobre as bases para tratar e combater o racismo no país. Faz, entre outros assuntos, a comparação inevitável entre o Brasil e os EUA, desbancando certas posições baseadas na experiência histórica norte americana. A leitura é útil, até para acompanhar episódios recentes do tipo da reação ao uso de turbantes por meninas brancas e o debate sobre o que é de fato usurpação cultural. Por José Castelo Publicado em 10.03.2017 -
Especiais
Racismo e Ciência no Brasil pós-abolição (1888-1930)
As ideias pseudocientíficas predominantes na Europa na segunda metade do século XIX influenciaram fortemente a intelectualidade brasileira até a década de 1930. As ideologias racistas, trans-vestidas de ciência, serviram para justificar as restrições à cidadania da grande maioria do nosso povo, composta de pessoas não-brancas, e buscaram transformar aquilo que seria uma consequência nefasta do nosso processo de desenvolvimento histórico-social em coisa natural. Por Augusto C. Buonicore Publicado em 20.02.2017 -
Especiais
Na polêmica sobre turbantes, é a branquitude que não quer assumir seu racismo
Somos signos criados pelos brancos para que nossa negritude pudesse, e ainda possa, ser mercantilizada. Diferente dos brancos, negros parecem não ter o direito de se orgulhar de suas origens. Depois que a moda do turbante passar, os brancos terão sempre um lugar outro para onde ir, que é este da branquitude. Por Ana Maria Gonçalves Publicado em 16.02.2017 -
Artigos
Expressões populares com origens ligadas à escravidão
Certas expressões populares se tornam de tal forma parte de nosso vocabulário e repertório que é como se sempre tivessem existido. Dor de cotovelo, chorar as pitangas, dar com os burros n’água, engolir um sapo ou salvo pelo gongo, tudo é dito como se fosse a coisa mais natural e normal do mundo. Por Vitor Paiva Publicado em 21.10.2016 -
Artigos
Dia 4 de Outubro: Dia da Celebração de São Francisco e da Resistência dos Escravos Africanos
Por obra da barbárie, que foi a escravidão negra em Cuba, ocorreu um paradoxo cultural, - a irmandade entre dois personagens até então distintos, afastadas e, segundo alguns, até incompatíveis - São Francisco de Assis e Orula. Por Maria do Carmo Luiz Caldas Leite Publicado em 06.10.2016 -
Artigos
A revolução burguesa no Brasil
Mas, afinal, quais as particularidades dessa revolução burguesa brasileira? O capitalismo no Brasil é um capitalismo tardio. Aqui o processo de revolução burguesa, num sentido amplo, coincidiu com o tempo histórico em que a burguesia dos países capitalistas centrais havia deixado de ser revolucionária. Assim a burguesia nascente evitou envolver as massas populares, especialmente os camponeses, nos movimentos políticos e revolucionários. Essa revolução desdobrou-se em inúmeros episódios, que assinalaram seu avanço “lento, gradual e seguro”. No Brasil, o fim do tráfico negreiro (1850), a Abolição da escravidão (1888), a Proclamação da República (1889) e a derrubada da República Velha (1930) foram marcos dessa revolução burguesa a 'fogo lento. Por Augusto César Buonicore Publicado em 12.09.2016 -
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A canção do bongô
Este poema é parte do livro Sóngoro Cosongo, publicado en 1931 pelo escritor cubano que o considerava um dos “Poemas Mulatos”, expressando a mescla étnica de africanos e espanhóis que se deu em Cuba, por meio da discriminação, da escravidão e da desigualdade. O livro reivindica e reconhece esses costumes como parte da construção identitária de Cuba. O narrador é o próprio bongô, um instrumento de percussão afrocubano, muitas vezes marginalizado para a conservação da cultura burguesa europeia. O som afro-espanhol e musicalidade do poema são fundamentais para a união e valorização de influências culturais por meio da dança. A busca de uma essência cubana baseada na mestiçagem, numa cor cubana vinda do espírito, não da pele é o apelo do poeta. (Mariana Dei Castelli) Por Nicolás Guillén Publicado em 19.05.2016