Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Cantos da Resistência – pela preservação da memória, contra o esquecimento

O Sábado Resistente do dia 7 de novembro apoiará o projeto Cantos da Resistência – pela preservação, contra o esquecimento. O projeto é um esforço coletivo para registrar, em CD, partituras e textos de 21 músicas elaboradas por participantes do Movimento de Educação de Base (MEB) e militantes da Ação Popular (AP) nas décadas de 1960-1970.

“As canções foram amplamente entoadas nos encontros de estudos, em reuniões de natureza política, nas festas com os amigos e familiares", explicam os organizadores. "Algumas delas também foram cantadas, a plenos pulmões, nos porões da ditadura”.

O projeto tem como objetivo criar meios para que essas canções não sejam esquecidas, com toda a carga de vivências e experiências políticas que evocam, e espera que funcionem como uma janela que, aberta, proporcione um olhar mais humano e solidário para uma geração que debateu e lutou intensamente por um Brasil mais justo e mais igual.

Serão apresentadas narrativas sobre o Projeto e oito canções ao vivo com Annete Rabelo e o Coral AP (voz), os músicos Joquinha do Acordeon, David Pereira (percussão) e Igor Boyadjian (flauta), além do maestro e arranjador Gualtieri Beloni Filho na viola caipira e regência do coral.

Na abertura, haverá entrega dos CDs aos colaboradores do Projeto Cantos da Resistência.

Para os demais interessados, o CD custará R$ 30. A partir de dois CDs, o custo unitário diminui para R$ 25 cada.

PROGRAMAÇÃO

14h – Boas vindas
Kátia Felipini Neves (Memorial da Resistência de São Paulo)
Elza Lobo (Núcleo de Preservação da Memória Política)
Coordenação - Ronilde Rocha Machado (militante da APML em Brasília e responsável pelo Projeto Cantos da Resistência) e Beatriz Tibiriçá (militante da APML em São Paulo e ativista cultural)
14h15 – Apresentação das músicas
"Xote do Arroz", de Odilon Pinto e "Aquarela", de Betinha, na voz de Annete Rabelo
15h30 – Debate
“O Projeto Cantos da Resistência – pela preservação da memória, contra o esquecimento”: contextos – história e memória

    Annete Scotti Rabelo (Fundadora da Ação Popular - AP, militante da APML em Goiás, Maranhão e Bahia, professora do Ensino Básico. Criou o curso de Fonoaudiologia da PUC-GO, atuando nessa universidade como docente e pesquisadora na área de pessoas com deficiência auditiva).  
    Carlos Gilberto Pereira (Carlão – Militante da APML/SP, coordenador da ACAT – Ação Cristã para a Abolição da Tortura; integrante do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura; ex-presidente do grupo Tortura Nunca Mais). 
    Beatriz Bargieri (Militante da APML em São Paulo; ex-vice-presidente do grupo Tortura Nunca Mais/SP; ex-assessora da Comissão de Reparação de São Paulo a presos políticos torturados na ditadura em órgãos públicos do Estado; conselheira da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, como representante dos anistiados políticos).
    Maestro Gualtieri Beloni Filho (Professor de música, maestro, compositor, violonista e cantor; regente de coral na CETESB e no Colégio Oswald de Andrade).

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.