Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Os Fundadores do PCdoB

  Manuel Cedón

   "Artesão-alfaiate, espanhol-brasileiro. Militou em seu sindicato. Influenciado pelos socialistas da Argentina (Justo), onde viveu. Nunca foi anarquista. No PCB, fiel e disciplinado, mas um tanto pesado e bonachão. Faleceu em 1927, na Santa Casa de Misericórdia. Foi fiel até a morte."

  Joaquim Barbosa 

 "Artesão-alfaiate. Militou em seu sindicato..."



  Astrojildo Pereira 

   "...nasceu em Rio Bonito, Estado do Rio. Era Filho de um médico proprietário rural e comerciante, descendente próximo de portugueses. [...] Era jornalista [...], Fluente e brilhante."



  João da Costa Pimenta 

   "...gráfico. Militante sindical, ex-anarquista. Foi um dos raros operários comunistas de 1922. Prestou serviços no sindicato dos gráficos do Rio de Janeiro."



   Luis Peres

   "... artesão-vassoureiro. Filho de um vassoureiro anarquista, espanhol. [...] Militou nos primeiros tempos. Mudou-se para Taubaté, melhorou de condições e desapareceu."



  Hermogênio Silva

  "Carioca, nascido em 1887, filho de um anarquista espanhol e da mulata Catarina, filha de lavradores. Hermogênio era operário eletricista da Light (empresa de eletricidade) na cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, São Paulo. Passa depois a ser ferroviário da Rede Mineira de Viação na mesma cidade."

  Abilio de Nequete
 
  "barbeiro sírio foi um dos organizadores do congresso de fundação. Foi delegado de Porto Alegre (RS) e representava além daquele grupo comunista, o PC uruguaio e o Birô da IC para a América do Sul."



   Cristiano Cordeiro

   "foi professor, bacharel, pequeno funcionário público no Recife. Militante devotado,[...] Sofreu perseguições. Continuou maçon, mesmo depois de ser membro da CCE. Foi prestista. Manteve ligações com o representante da Coluna Prestes no Nordeste..."





Na imagem acima o microfilme da mensagem de saudação do 1º Congresso do PCdoB  à Internacional Comunista.


Capa dos Estatutos aprovados no Congresso de Fundação do Partido Comunista do Brasil - Seção Brasileira da Internacional Comunista.

REFÊNCIAS:

BRANDÃO, Otávio. Combates e batalhas: memórias. São Paulo: Alfa-Omega, 1978
CEDEM - Centro de Documentação e Memória da Unesp. Microfilmes da Internacional Comunista - IC - 1922-1935
Partido Vivo: <http://www.pcdob.org.br/interna.php?pagina=1920.htm>
O Tempo Avermelhou: <http://otempoavermelhou.wordpress.com/>