Artigos

Rodrigo de Carvalho fala de seu livro sobre a Era Collor

Joanne Mota Publicado em 24.09.2012

“O livro A era Collor – da eleição ao impeachment, é um resgate histórico dos acontecimentos políticos e sociais que culminaram no afastamento do presidente Fernando Collor de Mello”. Foi como resumiu, em entrevista à Rádio Vermelho, o sociólogo Rodrigo de Carvalho, ao falar sobre o lançamento de seu livro "A Era Collor – da eleição ao impeachment", nesta segunda-feira (24), na livraria Martins Fontes, em São Paulo.

Segundo ele, o importante desta obra é conseguir trazer para os leitores um elemento histórico como o impeachment de um presidente da República. Ele também lembrou que “desde o período da redemocratização, os dois movimentos de massa que ocorreram, ‘As Diretas Já’ e o ‘Impeachment’, foram de suma importância para a consolidação da democracia, dessa democracia que vivemos hoje”, refletiu.

Rodrigo de Carvalho destacou que a escolha de falar sobre o impeachment se deve por verificar que o tema ainda não foi explorado como se devia. “Escolhi o impeachment por achar que o meio acadêmico, a intelectualidade, carecia de uma exploração mais ampla sobre o tema, como foi, por exemplo, com as Diretas Já”, externou o sociólogo.

“O livro reúne um amplo levantamento histórico, com entrevista importantes, inclusive do atual presidente do PCdoB [Renato Rabelo], primeiro partido a expor sua defesa pelo afastamento do ex-presidente Collor. Além de fazer um debate sobre as questão do modelo político que vivíamos naquela época e se foi ou não um derrota temporária do neoliberalismo”, enfatiza Rodrigo.

O autor ainda ressaltou que procurou compreender o impeachment de Collor a partir da atuação dos movimentos sociais, destacadamente o papel dos estudantes e o que considera a fragmentação das classes dominantes, como elementos centrais da atuação da sociedade nesse processo. Ouça ao lado o áudio da entrevista completa.

Serviço

Lançamento: A era Collor – da eleição ao impeachment
Quando: 24 de setembro, às 19h
Onde: Livraria Martins Fontes, Av Paulista

 

Fonte: Rádio Vermelho