O acordo secreto Merkel-Sarkozy para a participação, no futuro, de investidores privados no custo de salvação de Estados, assim como as fortes pressões dos mais empoados líderes políticos e banqueiros europeus sobre os governos da Irlanda e de Portugal para que peçam ajuda européia, a fim de ser evitado um dominó de crise na Zona do Euro, foram revelados pelo Wall Street Journal.

O "Acordo de Deauville", como ficará conhecido o acordo, foi formalizado e adotado por Merkel e Sarkozy em 18 de outubro do ano passado. No mesmo dia, "Frau" Merkel havia deixado bem claro ao presidente francês Sarkozy que "o governo de Berlim não aceita expansão do (atual) fundo de salvação dos 750 bilhões de euros além de 2013".

Assim, propunha (impunha) um acordo: retiraria a proposta para imediata decretação de sanções aos países que transgredissem os cânones do Acordo de Estabilidade e Desenvolvimento se a Alemanha ganhasse o apoio da França à proposta para participação no futuro de investidores privados no custo de salvação de Estados capengas.

Obviamente, Sarkozy aceitou prontamente a proposta de "Frau" Merkel. Assim, no mesmo dia, os ministros das Finanças dos países integrantes da Zona do Euro reuniram-se em Luxemburgo para discutir o caso da Irlanda.

Quando o ministro das Finanças da Alemanha distribuiu cópias de um e-mail que relatava o acordo Merkel-Sarkozy, formalizado em Deauville, o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, que participava daquela reunião do Eurogroup, explodiu: "Vocês destruirão o euro" berrou em francês aos membros da representação francesa (cena confirmada pelo Wall Street Journal).

Para os cidadãos

Os bônus dos países integrantes da Zona do Euro são considerados os mais seguros do mundo, e o BCE sabia que o acordo franco-alemão provocaria tormenta nos mercados. Quando os empoados líderes europeus reuniram-se dez dias mais tarde, Trichet estava bufando ainda. E participando do encontro, disse em voz alta a Sarkozy: "Não compreende quão séria é a situação"? Aí Sarkozy respondeu-lhe no mesmo tom: "Talvez fale a banqueiros. Nós somos responsáveis para os cidadãos".

Entretanto, nos mercados predominou o pânico. Os investidores começaram a liquidar os bônus da Irlanda, enquanto Trichet continuava fora de si: "Os governos dissolveram a confiança para investimentos, deixando o BCE para tirar as castanhas da brasa."

Em 9 de novembro do ano passado, o comissário da União Européia encarregado de Questões Econômicas, Olli Rehn, enviou uma severa "bronca" a Trichet sobre o BCE, que "fechava as torneiras dos financiamentos".

O ministro das Finanças da Irlanda, Brian Lenihan, embora oficialmente negasse pedido de ajuda, em 14 de novembro enviou um grupo de autoridades a Bruxelas para discutir as condições de um provável acordo. Dois dias depois, o Eurogroup pediu a Lenihan para aceitar a ajuda, mas o governo de Dublin tentou novamente resistir.

Em 18 de novembro, no escritório central do BCE em Frankfurt, os membros do Conselho Diretor (os "cardeais") deram ultimato ao colega irlandês: se a Irlanda não pedisse ajuda, o BCE cessaria os empréstimos de dinheiro ao Banco Central da Irlanda. Aí, o governo de Dublin pediu socorro naquele fim de semana e, em 28 de novembro, a União Européia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovaram um empréstimo de 67,5 bilhões de euros à Irlanda.

____________________________________________________________

Fonte: Monitor Mercantil