Haverá uma breve apresentação do histórico e das lutas atuais da entidade, a assinatura de novos convênios com entidades estudantis e sindicais e um coquetel com música ao vivo e poesia a partir das 17h30.

Para Jamil Murad, presidente municipal do PCdoB de São Paulo, alguns setores conservadores da sociedade internacional buscam na guerra uma saída para a crise do capitalismo. “A guerra é uma preocupação cotidiana, por isso, neste contexto, o Cebrapaz é uma entidade que procura se posicionar, aglutinando forças para defender a paz, defender os povos”.

Ele lembra ainda que a posição da população brasileira, tradicionalmente, sempre foi a de valorizar a paz. “Os que morrem na guerra são os trabalhadores, são os filhos dos trabalhadores.”

O Cebrapaz foi fundado em 2004, no momento em que os Estados Unidos tinham invadido e ocupado o Iraque e os povos de todo o mundo se levantavam para protestar contra mais uma guerra imperialista. Desde então, passou a desenvolver atividades como oficinas, apresentação de filmes, seminários e manifestações, bem como se integrou aos diversos comitês de solidariedade existentes em países como: Cuba, Colômbia, Venezuela, Palestina, Síria e Saara Ocidental.

Para o editor da revista Zunai, o professor e poeta Claúdio Daniel, a solidariedade internacional é muito importante para a juventude e para os trabalhadores, por isso uma entidade como o Cebrapaz se torna fundamental para levantar estas questões.

“Se pegarmos o Oriente Médio, como exemplo, podemos analisar diversas situações. Tem a questão da resistência política contra o imperialismo, o Brasil possui muitos muçulmanos morando em seu território, tem a questão econômica e suas implicações em decorrência dos conflitos. Toda a vez que tem guerra o preço do petróleo sofre alterações.”

Para os próximos anos, Ricardo Alemão Abreu avalia que o desafio do Cebrapaz é conseguir criar um movimento ainda mais amplo e maciço no Brasil na luta pela paz e pela soberania dos povos.

O secretário de Relações Internacionais do PCdoB lembra ainda que “este movimento pela paz através da entidade renova uma tradição do Partido Comunista do Brasil que é a luta contra o imperialismo, retoma e reforça um marco histórica do PCdoB que é a luta pela paz”.

Atualmente, o Cebrapaz possui atuação direta em dezoito estados brasileiros e tem entre seus membros trabalhadores, sindicalistas, estudantes, professores, parlamentares e militantes dos mais diferentes movimentos sociais.