Realizado na cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, próximo à fronteira da Tanzânia – onde há cinco décadas foi fundada no exílio a Frelimo – o Congresso reuniu mais de 3 mil delegados de todas as províncias do país. Presidido por Armando Guebuza, presidente da República e da Frelimo, o Congresso foi a coroação de longo processo, onda a marca é um intenso crescimento deste Partido.

O PCdoB foi representado por Ronaldo Carmona, da Comissão Internacional do Partido. Mais de 20 Partidos, sobretudo da África, assistiram ao Congresso, especialmente Partidos e Frentes de libertação nacional que lideraram a luta de descolonização nas décadas de 60 e 70 naquele continente. 

A convite do presidente Guebuza, Carmona se dirigiu ao plenário do Congresso da Frelimo em bom português, expressando os fortes laços entre os dois Partido e os dois povos, rendendo tributos ao povo moçambicano como um dos troncos que deram origem a nacionalidade brasileira.

Carmona também se congratulou com os êxitos do governo da Frelimo, que nos últimos seis anos, transcorridos desde o último Congresso, registrou um crescimento médio de 7,1% do PIB, permitindo uma importante redução da pobreza no país.

O representante do PCdoB ressaltou a importância das recentes visitas do presidente Lula e da presidente Dilma a Moçambique e os importantes projetos de cooperação entre os dois países, em especial quanto ao projeto ProSavana, que inspirado na experiência brasileira de transformação do cerrado num grande celeiro agrícola, busca replicar esta experiência no país do Oceano Indico.

Ronaldo Carmona teve uma longa entrevista bilateral com Marcelino dos Santos, membro do Conselho de Estado da República de Moçambique e veterano fundador da Frelimo. Aos 84 anos, Marcelino conversou longamente com o brasileiro sobre a experiência histórica dos movimentos de libertação anticolonial na África e sobre os desafios da luta pelo socialismo hoje.

O representante do PCdoB também conversou com o presidente Guebuza, a quem entregou livros e materiais sobre a história de 90 anos do PCdoB e sobre a situação brasileira. O presidente moçambicano, bem informado, se interessou pela saúde do presidente Lula e sobre a situação pré-eleitoral brasileira.

O 10º Congresso da Frelimo foi concluído com a aprovação do novo Programa do Partido, sintetizado no slogan do conclave que chama os moçambicanos a estarem “unidos na luta contra a pobreza”.

Com informações da Secretaria de Relações Internacionais do PCdoB