Mais uma vez, na noite de 27 de janeiro, os jovens cubanos repetirão a Marcha das Tochas, caminhada que se realiza desde a Universidade de Havana até o museu Fragua Martiana, levando archotes, para disseminar a luz e apoiando os movimentos estudantis e de jovens do mundo.

Antes, na sede da Sociedade Cultural José Martí, situada no bairro do Vedado, terá lugar a Vigília Martiana, amenizada por populares cantores e grupos musicais que unirão suas vozes para reclamar um mundo de paz, o cessar da injustiça e um futuro melhor para a humanidade.

Na manhã de 28 de janeiro, as crianças e adolescentes cubanos desfilarão em todas as cidades e províncias do país, nas Paradas Martianas, fantasiados como os personagens dos contos infantis da Idade de Ouro, levando seus lemas e advogando por garantias para a infância no mundo todo.

Ainda, em 26 de janeiro, na sede da Sociedade Cultural do Vedado, na capital, terá lugar um concerto com a agrupação Buena Fe e as canções interpretadas em Caracas, Venezuela, junto ao dueto portorriquenho Calle 13, no encerramento da fundação da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

Na noite de 28 terá lugar uma gala cultural no museu Casa Natal José Martí, na antiga Havana. Outras atividades serão a premiação de concursos infantis, júniores e de estudos de pesquisa, convocados anteriormente e que serviram para aprofundar na vida e obra do Apóstolo cubano.

A jornada pretende ser, também, uma homenagem ao 120º aniversário da fundação, por José Martí, do Partido Revolucionário Cubano e do jornal Patria, eixos da ação patriótica levada a cabo por ele para organizar a Guerra Necessária de 1895 e atingir a independência de Cuba.

Todo o ano 2012 será o prelúdio para a comemoração do 160º aniversário de José Martí, em janeiro de 2013.

Fonte: Granma