Foi mais acalorada que o normal a recepção do filme Osvaldão em Recife, documentário sobre o guerrilheiro negro do Araguaia, nesta terça-feira, 12 de abril. Segundo um dos diretores Vandré Fernandes, a multidão de 800 cinéfilos ovacionou o filme em sua pré-estreia no Cine São Luiz. Estudantes levaram uma faixa repudiando o golpe contra o Governo Dilma. Devido ao tema do combate à ditadura, as últimas sessões do filme têm sido a oportunidade para manifestações desse tipo.

Fernandes diz que compareceram para a sessão o vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira, o Secretário de Cultura, Marcelino Granja, e a presidenta da Fundarte, Marcia Souto, entre outras personalidades locais. A repercussão do filme na imprensa local também foi excepcional com ampla cobertura. A Folha de Pernambuco destacou o fato de entusiastas do filme terem colaborado financeiramente, por meio de doações na internet, para que o filme chegasse a Recife, onde deve entrar em cartaz nesta quinta-feira, 14.

De volta ao Araguaia

Os últimos dias têm sido muito intensos para a carreira do filme, que está sendo exibido em dois festivais simultâneos, ocupando o tempo dos diretores que se dividem entre as exibições por todo o país. Neste exato momento, Fábio Bardella, um deles, está num acampamento do MST em São Félix do Araguaia, depois de passar por Belém, Marabá e Lima (Peru), apresentando o líder guerrilheiro que esteve por aqueles lados no início dos anos 1970.

A Fundação Cultural do Estado do Pará, por meio da Casa das Artes, em parceria com o Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (Fia Cinefront), exibiu o filme em Belém, seguindo depois para Marabá, maior cidade da região do Rio Araguaia. O filme tem grande parte de suas imagens filmadas nas pequenas cidades que compõem o âmbito da guerrilha. Outros filmes sobre a história da região fazem parte do festival. “Todas as exibições do Osvaldão em cidades do sudeste do Pará ganham uma dimensão simbólica muito forte, pois muitas pessoas que aparecem no filme vivem naquela região e o filme conta a história deles”, afirmou Fernandes.

O Festival Sesc dos Melhores Filmes de 2015 é o outro importante evento que exibe Osvaldão em duas sessões, nesta e na próxima quintas-feiras, 14 e 21 de abril. Ter sido um dos mais indicados pelo público do Festival paulistano dá muito prestígio e oportunidades ao filme, de acordo com Fernandes. O filme segue nos próximos dias para Curitiba, discute sua exibição em Florianópolis e entra em cartaz em Salvador.