A editora Anita Garibaldi lança “Repensando o Marxismo” do jornalista Duarte Pereira, destacado intelectual marxista. Suas reflexões esparsas sobre o período de defensiva estratégica que vive o socialismo, foi reunida neste trabalho, tornando-a mais acessível.

No final da década de 1960 e início de 1970 ele foi dirigente da Ação Popular Marxista-Leninista (AP-ML) e, também, um de seus ideólogos. Dele, por exemplo, partiu a proposta vitoriosa de unificação orgânica daquela organização com o PCdoB.  

Durante essas últimas décadas, especialmente desde a crise das experiências socialistas na URSS e no Leste Europeu, Duarte continuou fazendo palestras e produzindo textos seminais refletindo sobre as razões daquela crise e as perspectivas da teoria marxista e do movimento socialista nessa nova etapa histórica que estamos vivendo: um período que podemos caracterizar como defensiva estratégica. Contudo, esses trabalhos, embora importantes, se encontravam dispersos em várias publicações, nem todas de fácil acesso aos interessados. 

Visando torná-los acessíveis a um público maior, o dirigente do PCdoB Haroldo Lima, com a ajuda do próprio autor, selecionou os textos mais expressivos e organizou nessa coletânea. São eles: A crise do socialismo, a reestruturação do capitalismo e os novos desafios dos trabalhadores; Lênin e a Dialética hegeliana; O marxismo e o proletariado; Uma nova classe trabalhadora; Com os operários à frente; Das classes à luta de classes; Mao e o socialismo; Seis observações sobre a China e A polêmica sobre o Tibete.

Parte significativa de sua produção teórica e jornalística foi publicada nas páginas da imprensa democrático-popular – chamada de alternativa nos tempos da ditadura. O jornalista é autor de livros como “Um perfil da Classe Operária” (1981), “1924: O diário da revolução – Os 23 dias que abalaram São Paulo” (2010), entre outros. 

Leia abaixo a apresentação escrita por Haroldo Lima e ADQUIRA O LIVRO CLICANDO AQUI 

LEIA O PREFÁCIO DO LIVRO AQUI