Inaugurando o #outubrovermelho e a celebração dos 100 anos da Revolução Russa, Ana Prestes fala sobre a importância das mulheres no processo revolucionário e o legado de Alexandra Kollontai.
Será na próxima sexta, dia 22/09 a partir das 20h30.

Ana Prestes é socióloga com mestrado e doutorado em Ciência Política pela UFMG. Autora do livro Mirela e o Dia Internacional da Mulher e de um dos artigos do livro 100 anos da Revolução Russa (Editora Anita Garibaldi): Alexandra Kollontai – os avanços e os limites da luta das mulheres na Rússia revolucionária, entre outras obras.

Alexandra Kollontai, a única mulher a assumir um posto de Ministra da então Rússia Revolucionária de 1917. Militante e dirigente aguerrida, simboliza a força das mulheres no interior da Revolução Russa. Ícone mundial da luta contra o patriarcado. Em sua vida pessoal, rompeu com o padrão de família burguesa ao abandonar a formula do casamento e propor uma nova moral sexual entre homens e mulheres e ao relativizar a centralidade da maternidade na vida das mulheres. Primeira mulher do mundo a exercer o cargo de Embaixadora, ainda é pouco conhecida frente à força do legado que deixou para mulheres de todo o mundo, desde a instituição do 8 de março como data Internacional das Mulheres à criação de políticas públicas estatais voltadas à emancipação feminina.

Ana também mostrará que é possível falar de Alexandra Kollontai e direitos das mulheres para crianças. Apresentará junto com sua filha Gabriela Prestes Lopes o livro Mirela e o Dia Internacional da Mulher. Livro que já encantou crianças, jovens e adultos Brasil afora.

A Sexta Valente, organizadora do evento, nada mais é que um encontro semanal no Restaurante do Ano – 2017 – Rua Levindo Lopes, 158, Savassi, Belo Horizonte, MG, para ver amigos, fazer novas amizades e aglutinar pessoas determinadas a discutir conjuntura econômica, política, social, cultural e também interessadas em atuar politicamente contra o golpe em processo no Brasil. A Sexta Valente é uma iniciativa voluntária de um grupo de pessoas de esquerda, um espaço democrático de resistência, reflexão e formação. Um bate papo informal entre os convidados para o nosso banquinho e o público que deseja participar.