Na sessão de encerramento presidida por Xi, 2.336 delegados, incluindo os especialmente convidados, elegeram 204 membros e 172 suplentes do 19º Comitê Central do PCC.
“Acreditamos que todas as decisões e planos que o congresso elaborou e todos os resultados que ele obteve desempenharão um papel muito importante para guiar e garantir o sucesso em nossos empreendimentos”, disse Xi no discurso de encerramento no Grande Palácio do Povo.

Como de costume, o novo Comitê Central realiza sua primeira sessão plenária no dia seguinte ao encerramento do congresso. Segundo o Estatuto do PCC, o plenário elege o secretário-geral do Comitê Central, membros de seu Birô Político e membros do Comitê Permanente do Birô Político. O secretário-geral será eleito entre os membros do Comitê Permanente do Birô Político.

A sessão de encerramento também aprovou uma emenda ao Estatuto do Partido, tornando o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Época um novo componente do guia do Partido para a ação. O PCC também incluiu em seu Estatuto o pensamento militar de Xi, a “liderança absoluta do Partido” sobre as Forças Armadas e outros conteúdos como “seguir o princípio de alcançar um crescimento compartilhado por discussão e colaboração e impulsionar a Iniciativa do Cinturão e Rota”. O partido deve “fazer esforços abrangentes” para garantir que “a luta contra a corrupção continue”, de acordo com o Estatuto revisado.

Fim da pobreza

O PCC, que foi estabelecido em 1921 e tomou posse há 28 anos, emendou rotineiramente seu Estatuto nos últimos congressos nacionais para manter a atualização. “Desde há muito, o nosso partido tem unido e liderado o povo e a nação chinesa a lutar incansavelmente e trabalhar determinadamente, alterando totalmente a situação trágica da velha China de ser submetida à humilhação de outros após a Guerra de Ópio, assim como a situação trágica da acumulada pobreza e debilidade do povo e da nação chinesa”, disse Xi.

Delegados do congresso também passaram resoluções sobre um relatório do 18º Comitê Central do PCC e um relatório de trabalho da CCID, aprovando totalmente o trabalho feito pelo Partido nos últimos cinco anos. “Todos os camaradas do partido devem, para sempre, respirar no mesmo ritmo, compartilhar o mesmo destino com o povo, coração com coração e tomar, para sempre, a aspiração do povo por uma vida melhor como meta de luta”, assinalou Xi.

Segundo ele, durante a realização do congresso, os comitês centrais de outros partidos políticos do país, a Federação Nacional de Indústria e Comércio e personalidades de diversas etnias e diversos círculos apresentaram congratulações ao evento. “Líderes, partidos políticos, organizações e personalidades de diversos setores de muitos países também enviaram mensagens para se congratular com o evento. O Presidium do Congresso gostaria de apresentar os sinceros agradecimentos a todos eles”, disse Xi.
O congresso, que se realiza duas vezes por década, foi inaugurado durante uma fase decisiva, pois a China está construindo uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos, e em um momento muito importante, já que o socialismo com características chinesas entrou em uma nova época.

_______

Fonte: Agência Xinhua