Notas Rápidas Internacionais 20/04/2018*

– Paraguai realizará eleições no próximo domingo 22. O candidato da situação é do Partido Colorado, Mario Abdo Benítez, e que promete dar continuidade ao governo conservador de Horacio Cartes. O pai de Abdo era secretário do ditador Alfredo Stroessner e a fortuna da família foi feita durante os 35 anos de ditadura. O outro candidato competitivo é Efraín Alegre, líder do Partido Liberal e que conta com a Frente Guasú na aliança. A Frente Guasú foi criada por forças em torno do ex-presidente Lugo (destituído por golpe parlamentar). Para o Senado, os mais votados deverão ser Horacio Cartes, atual presidente, e Fernando Lugo, presidente destituído por golpe em 2012. Votarão 4,2 milhões de paraguaios.

– União Europeia proibiu a importação de carne de frango de 20 frigoríficos brasileiros. Justificativa: “deficiências detectadas no sistema brasileiro oficial de controle sanitário”. Governo brasileiro diz que a motivação da restrição é comercial. Medida afetará até 35% das exportações brasileiras de carne de frango para a EU (segundo o governo).

– O presidente da Bolívia, Evo Morales, assumiu esta semana (18) a presidência pro-tempore da UNASUL.

 

– Após Evo ter assumido a presidência da UNASUL, seis países ameaçam suspender sua participação no bloco: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru.

– Um dos motivos das retaliações a Evo na UNASUL deriva do fato de que no ano passado o presidente da Argentina, Maurício Macri, tentou emplacar na secretaria geral do bloco José Octavio Bordón (hoje embaixador argentino no Chile), mas a Venezuela não deu sua anuência.

– Macron e Merkel dão opiniões diferentes sobre a reforma da zona do euro que deve ser discutida no conselho europeu dos próximos dias 28 e 29 de junho. Macron prega “solidariedade” e Merkel prega “competição”.

– Dados da Oficina Europeia de Estatística apontam que os países da UE deram proteção internacional a 538 mil refugiados em 2017. Uma queda de 25% com relação a 2016. País que mais abrigou refugiados (maioria sírios) foi a Alemanha.

– O primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, pode renunciar sob pressão de muitos protestos após denúncias de corrupção.

– Não há nenhum brasileiro ou brasileira na lista de 100 pessoas mais influentes do mundo anualmente publicada pela revista Time. Presidentes Lula e Dilma apareceram várias vezes nas listas dos anos anteriores. (Lista é feita desde 2004).

– Presidentes das duas Coreias ativam linha telefônica direta entre os dois gabinetes. Medida é considerada histórica. Daqui uma semana haverá uma reunião de cúpula entre os dois governos.

– Nicarágua vive protestos em torno da discussão de uma reforma da previdência. Houve mortos e feridos nos protestos de ontem (19).

– Mais da metade da nova Assembleia Nacional cubana (53,22%) é de mulheres.

– Uma piloto dos EUA, Tammie Jo Shults, está sendo exaltada como heroína após conseguir controlar com frieza um pouso de emergência na Pensilvânia com um dos motores do avião explodido. Uma pessoa morreu.

– O dia 20 de abril é o dia do aniversário de nascimento do Barão do Rio Branco. Neste dia comemora-se no Brasil o Dia do Diplomata.

– Rei da Suazilândia mudou o nome do país para eSwatini.

 

*Notícias internacionais compiladas por Ana Prestes, cientista política e membro do Conselho Curador da Fundação Maurício Grabois. Ela também integra a direção nacional do PCdoB.