O Salão é um evento de debates políticos, teóricos e culturais ao lado de uma feira de livros que reúne mais de trinta editoras de livros essencialmente políticos. Dentre elas a nossa Anita, Geração Editorial, Boitempo, 34, Educ, Edunifesp, Expressão Popular, Cortez, Perspectiva, Nova Alexandria entre tantas outras. A promoção do evento é da PUC-SP, Fundação Maurício Grabois, Fundação Rosa Luxemburgo, Fundação Perseu Abramo e Fundação Lauro Campos.

Nesta edição, a Educação e o governo Bolsonaro estão no centro dos debates e o educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire é o homenageado. A editora homenageada desta edição é a Anita Garibaldi que completa neste anos 40 anos de serviços editoriais.

Entre as mesas de debate, destaque para a “Educação ou barbárie: a volta à Idade Média?”, “Do tráfico à milícia: o estado paralelo que mata Marielles todos os dias” e “Imprensa: a hora da autocrítica?” são algumas das mesas. Serão discutidos ainda opressão da mulher, resistência antifascista, hegemonia cultural e restauração conservadora na América Latina.

Entre os debatedores do campo político estão o governador do Maranhão, Flávio Dino, o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a ex-deputada Manuela D’Ávila, a presidente nacional da UJS, Carina Vitral, o deputado Carlos Giannazi e as deputadas Talíria Petrone e Erica Malunguinho.

As mesas de Manuela D’ávila e Flávio Dino serão na segunda feira (27) respetivamente 17h e 19h. Da Carina Vitral será na terça (28) às 17h.

Da academia, participam, entre muitos outros amplamente reconhecidos, Luiz Eduardo Soares (especialista em segurança), Guilherme Wisnik, Leda Paulani, Flávia Birolli, Eduardo Fagnani, João Sicsú, Sabrina Fernandes, Peter Pál Pelbart e a reitora Maria Amália Andery, da PUC-SP.

Jornalistas progressistas também estarão nas mesas: Natália Viana (Agência Pública), Carla Jimenez (El Pais), Eleonora de Lucena (Tutameia) e Laura Capriglione (Jornalistas Livres).

A programação ainda inclui atividades culturais: curso sobre a relevância e atualidade de Paulo Freire (com Sonia Couto), aula-teatro Maria, ainda com a temática freiriana (com Ana Saul), apresentações dos grupos artísticos Slam da Guilhermina, Arlequins (peça O Capital), Quando Quebra e Queima e Cabaré Feminista.

O Salão do Livro Político tem como objetivo fortalecer as editoras, aumentar a visibilidade de suas obras e incentivar a leitura de livros políticos, que representam atualmente em torno de 2,5% do total de obras publicadas por ano no Brasil (sociologia, filosofia e economia). 

O Salão recebeu cerca de 3,5 mil visitantes na última edição e, entre os convidados, já integraram a programação intelectuais prestigiados globalmente, como o escritor cubano Leonardo Padura, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, o cientista político alemão e biógrafo de Karl Marx, Michael Heinrich, Marilena Chauí, Fábio Comparato, Maria Rita Kehl, além da ex-presidenta Dilma Roussef, Ciro Gomes, Marcio Pochmann, Djamila Ribeiro, José Genoino, Breno Altman, Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim e muitos mais.

Serviço
V Salão do Livro Político
27 a 30 de maio, das 10h às 22h.
Tuca PUC-SP (Rua Monte Alegre, 1024, São Paulo, SP).
Facebook: salaodolivropolitico  
Intagram: salaodolivropolitico  
Site: salaodolivropoitico.com.br