No último dia 17 de setembro, a embaixada da República Socialista do Vietnã no Brasil convocou a imprensa especializada para o lançamento da segunda edição do livro “Ho Chi Minh, Vida e obra do líder da libertação Nacional do Vietnã”. O evento contou com a presença da embaixadora Pham Thi Kim HOA, que falou aos jornalistas e convidados presentes e autografou exermplares do livro.
 
A segunda edição do livro, organizado pelo jornalista Pedro de Oliveira e publicado pela Editora Anita Garibaldi, contou com apoio institucional da Embaixada do Vietnã e da Abraviet (Associação de Amizade entre o Brasil e o Vietnã).
 

 

A embaixadora Pham Thi Kim HOA autografa exemplar do livro (Foto: Arquivo)

Em sua fala, ao agradecer a presença de todos, a embaixadora lembrou que ainda estamos vivendo as restrições e cuidados impostos pela pandemia de Covid-19, mas ressaltou que a recepção dos convidados na embaixada faz parte do esforço de retomada da normalidade. “A Embaixada tem recebido a cooperação, o apoio muito ativo de todos vocês. Gostaria de reconhecer, valorizar e agradecer tudo isso. Espero que continuemos ter as vossas companhias no futuro”, disse a embaixadora Pham Thi Kim HOA.
 
“Hoje tenho uma honra de lhes apresentar o livro sobre o nosso Presidente Ho Chi Minh publicado em português. Pela primeira vez, o Presidente Ho Chi Minh, o nosso grande líder, o herói da libertação nacional e a figura cultural marcante, fica mais conhecido através desta obra em língua portuguesa”, destacou.
 
A embaixadora agradeceu ao organizador do livro, Pedro de Oliveira, e o empenho do Embaixador Do Ba Khoa, seu antecessor, pela colaboração na publicação da obra. “Espero também que através de vocês, amigos internacionais em geral e do Brasil em particular, conheçam mais o Vietnã como um país belo, pacífico e cada vez mais dinâmico”, finalizou.
 
Sobre o livro
 

 

A capa desta segunda edição destaca uma ilustração de 1961 feita pelo artista gráfico cubano René Mederos. (Foto: Reprodução)

Ho Chi Minh foi o mais proeminente personagem da história moderna da República Socialista do Vietnã. Em maio de 2020, comemorou-se os 130 anos do nascimento deste líder que organizou e levou à vitória o povo vietnamita diante de três gigantes do sistema de exploração colonial e imperialista: a França, o Japão e os Estados Unidos. Para celebrar esta efeméride e resgatar as importantes contribuições da revolução vietnamita para a luta dos povos, a Embaixada do Vietnã no Brasil e a editora Anita Garibaldi juntaram esforços para oferecer ao público brasileiro este livro, que agora em 2021 chega à segunda edição. A obra se insere na tradição de relatos de grandes experiências históricas de luta pela libertação nacional dos povos oprimidos da Ásia, África e América Latina.
 
Os textos e discursos de Ho Chi Minh, selecionados criteriosamente e reunidos pelo jornalista Pedro de Oliveira nesta publicação, sintetizam a trajetória do grande líder revolucionário vietnamita e ajudam a compreender o caminho seguido na construção de seu pensamento político, social e ideológico, desde sua formação básica, passando pelas viagens internacionais realizadas por ele, seu período de estudos na França, onde procurou compreender as formas de dominação e exploração dos povos coloniais, e depois a luta titânica empreendida por Ho para conscientizar a maioria das lideranças do movimento comunista internacional quanto à relevância da luta anticolonialista para o próprio desenvolvimento do movimento socialista nos países centrais, e, por fim, seu trabalho prático de organização e direção da luta pela libertação nacional e a construção de uma sociedade moderna e socialista no Vietnã.
 
Além de nova capa e novo projeto gráfico, a segunda edição vem mais ilustrada e ganha também prefácio de Inácio Arruda, presidente da Abraviet, e um importante artigo escrito por Nguyen Phu Trong, Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (PCV).
 
SERVIÇO:
Título: Ho Chi Minh, Vida e obra do líder da libertação Nacional do Vietnã
Autor: HO CHI MINH / Pedro de Oliveira (organizador)
ISBN: 978-65-89805-07-6
Formato: Livro Impresso
Páginas: 288
Edição: 2ª
Ano: 2021
Peso em Gramas: 450
Dimensão: 16cmLx23cmAx2cm
Preço: R$ 45,00
 
O livro pode ser adquirido no site da editora Anita Garibaldi: https://www.livrariaanita.com.br/produto/424226/ho-chi-minh-vida-e-obra-do-lider-da-libertacao-nacional-do-vietna