A Fundação Maurício Grabois e a Escola Nacional João Amazonas, do PCdoB, promovem, em 5 de novembro, o debate “Imperialismo e Neoliberalismo – A Crise do Capitalismo em Debate”. A atividade, marcada para as 19 horas, em São Paulo, contará com a participação dos economistas João Quartim de Moraes (Unicamp) e Luiz Gonzaga Belluzzo (Unicamp/Facamp), além do médico e pesquisador Aloisio Sérgio Barroso.
 
Na ocasião, Barroso – que é membro do Comitê Central do PCdoB – também vai lançar e autografar Uma Economia Política da Grande Crise Capitalista (2007-2017) – Ascensão e Ocaso do Neoliberalismo (Editora Anita Garibaldi, Fundação Maurício Grabois e Edufal). O livro tem como base a tese de doutorado do autor, defendida em 2019 no Instituto de Economia da Unicamp.
 
Antes que a pandemia de Covid-19 devastasse a economia global e provocasse recessões recordes mundo afora, o capitalismo já vivia uma prolongada crise, que pôs em xeque o modelo neoliberal e provocou mudanças estruturais no sistema. Este é o tema de Uma Economia Política da Grande Crise Capitalista, que foi publicado neste ano. A obra apresenta, ainda, uma seção especial sobre o “vendaval de 2020”, revelando os impactos econômicos da pandemia.
 
Formado pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas (1979), Aloísio Sérgio Rocha Barroso fez especialização em Economia Sindical e do Trabalho (1998), mestrado em Economia Social e do Trabalho (2003) e doutorado em Desenvolvimento Econômico (2019). Artigos de sua autoria estão presentes em diversos livros. Pela Editora Anita Garibaldi, já havia lançado, como organizador, a coletânea A Grande Crise Capitalista Global 2007-2013 – Gênese, Conexões e Tendências (2013).
 
É possível comprar seu novo livro, Uma Economia Política da Grande Crise Capitalista, na loja virtual da Anita Garibaldi, clicando neste link: https://www.livrariaanita.com.br/produto/478220/uma-economia-politica-da-grande-crise-capitalista-2007-2017