Está disponível para leitura o livro Políticas Públicas – A experiência dos comunistas e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. A públicação é uma parceria entre a Fundação Maurício Grabois e a editora Anita Garibaldi.

Com 186 páginas, o volume é constituído de artigos organizados por Osvaldo Bertolino e Fabiane Guimarães, que abordam 20 temas da gestão pública analisados por 29 especialistas que trabalharam nas administrações federal, estadual e municipal.

Os temas tratados envolvem questões relativas à igualdade racial, ciência, tecnologia e inovação, políticas para mulheres, trabalho, cultura, educação, saúde, comunicação, turismo, integração sul-americana, juventude, esporte e lazer, agricultura e populações indígenas.

Confira quem são os autores dos textos, em ordem alfabética: Abigail Pereira, Alessandra Campelo da Silva, Alexandro Reis, Alíria Noronha, Ana Rocha, Anderson Oliveira de Souza, Auricélia dos Santos Conserva, Beatriz Helena Matté Gregory, Carlos Alberto Silva Júnior, Danilo Moreira, Eron Bezerra, Evandro Freitas Siqueira, Guido Bianchi, Jean Carmo Barbosa, José Luiz Amaral Pingarilho, José Miguel do Nascimento Júnior, Juana Nunes, Julieta Palmeira, Justina Iva de Araújo Silva, Luiz Henrique Costa, Marco Aurélio Pereira, Messias de Souza, Nilton Vasconcelos, Norberto Rech, Olgamir Amancia Ferreira, Olival Freire Jr, Sandra Di Croce Patrício, Sérgio Pedro, Vicente Neto.

Leia a apresentação do livro:

APRESENTAÇÃO

Esta é a terceira coletânea de artigos sobre a experiência dos comunistas nos três âmbitos da administração pública (federal, estadual e municipal) que a Fundação Mauricio Grabois publica. O primeiro, intitulado “Governar para um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento “ reproduziu as intervenções no seminário sobre o tema realizado em Brasília nos dias 17 e 18 de junho de 2011 e o segundo, intitulado “Políticas públicas para um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento – a experiência comunista “, reuniu, como este, artigos de participantes de governos nas três esferas de administração.

Como afirma Adalberto Monteiro, secretário-geral da Fundação Maurício Grabois, na apresentação do segundo livro, como a “missão história do Partido Comunista do Brasil” é “superar o capitalismo e construir uma nova sociedade”, os comunistas devem abrir caminhos enfrentando desafios e transformando realidade concretas. Os artigos desta coletânea, como os das anteriores, sistematizam essa experiência no período mais recente e oferecem uma nova síntese, compondo uma trilogia de registros da prática dos comunistas em governos.

Diante do período turbulento pelo qual passa o país, inserido no processo do golpe que pode promover um retrocesso político, social e institucional em grande escala, esses documentos se revestem de importância ainda maior. São fontes par a formulação de políticas públicas no enfrentamento dos novos desafios dessa nova configuração da realidade brasileira. Em treze anos de governos progressista, o acúmulo de experiência dos comunistas atingiu um nível considerável, o que certamente os credencia para atuar em novas experiências melhor preparados. Os artigos dessa coletânea, como os das anteriores, atestam isso.