Compositor de grandes sucessos como “O Vampiro”, “Maracatu Atômico”, “Lágrimas Negras” e “Samba dos Animais”, interpretados por Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Science, Gal Costa e Lulu Santos respectivamente, o cantor, compositor e escritor Jorge Mautner recebeu na noite desta terça-feira (3/12) o título de Cidadão Paulistano.

O vereador Orlando Silva (PC do B), proponente do evento, afirmou que essa é apenas uma singela homenagem a um dos grandes intelectuais brasileiros. “Todos nós tivemos um dia a cabeça feita por Jorge Mautner.” “A influência cultural dele é muito grande.”, complementou o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Américo (PT).

O evento ainda teve a presença da vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão; dos deputados estaduais Leci Brandão e Alcides Amazonas; do presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro; e Jamil Murad, presidente municipal do PC do B. “Tenho muitas lembranças da vida artísticas do Mautner e a imagem que eu sempre tive dele é de uma pessoa coererente e simples”, ressaltou a vice-prefeita.

“É uma honraria e uma imensa felicidade estar aqui. Vim com sete anos para São Paulo e devo muito a essa cidade, pois foi aqui que comecei como escritor e músico. É uma emoção grande nessa altura da vida receber essa homenagem”, disse o homenageado da noite.

Nascido no Rio de Janeiro, Mautner foi preso durante a Ditadura Militar e deixou o Brasil em 1966, quando foi morar nos Estados Unidos. Lá, trabalhou na UNESCO e também com tradução de livros. Ao voltar para o Brasil, nos anos 70, começou a escrever para o jornal “Pasquim”. Foi nessa época que conheceu Nelson Jacobina, que nas décadas seguintes seria seu parceiro musical.

Durante os anos da Ditadura Militar, Mautner também participou do Banquete dos Mendigos, show-manifesto em comemoração aos 25 anos da Declaração dos Direitos Humanos, realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e que contou com a participação de Chico Buarque, Milton Nascimento e Raul Seixas.