Fortes instabilidades políticas e jurídicas somadas às alarmantes medidas do governo federal em várias áreas, como educação, saúde, economia, previdência, trabalho e pré-sal, desenham um cenário, a um só tempo, desolador e que ameaça o futuro do país.

Há indícios que parte poderosa do judiciário age política e partidariamente, interferindo, inclusive, nos rumos das eleições municipais em curso.

Por outro lado, uma expressiva parcela do mundo político embarcou na aventura de um impeachment, no mínimo, muito estranho e duvidoso, tentando deter o esfacelamento dos atuais modos de fazer política e, segundo o agora ex-ministro da casa civil do governo de plantão, buscando sobretudo estancar as investigações de corrupção.

Essa conjuntura política, bastante disfuncional, produz uma série de processos na justiça, o que, além de judicializar a política, acaba alimentando o já intenso ativismo judiciário.

Momento caótico e anômalo, que expõe as vísceras e a fragilidade das instituições brasileiras.

Essa é a conversa que você acompanha a partir de agora no Melhor e Mais Justo, programa de debates da Rede TVT, com Valfrido Warde Jr, advogado e presidente do Instituto para Reforma do Estado e da Empresa (IREE) e Pedro Serrano, advogado e professor de Direito Constitucional da PUC-SP, autor de Autoritarismo e Golpes na América Latina – breve ensaio sobre jurisdição e exceção.

 Veja o segundo bloco do debate: