A grade de programação da TV Grabois continuou agitada, nesta semana de 19 a 23 de julho, oferecendo muito conteúdo sobre a geopolítica, mas também sobre personalidades históricas que merecem ser lembradas. A violência contra mulheres também foi discutida, assim como voltou o aprofundamento do debate sobre hegemonia. O centenário do Partido Comunista Chinês também é tema de debate.

Youtubers como Manuela D’Ávila, Olívia Santana, Ana Prestes, Dani Balbi, Fábio Palácio e Elias Jabbour garantem a grade de programas explicando e contextualizando temas relevantes da atualidade conturbada que vive o mundo, com seu ponto de vista marxista-leninista.

Na segunda-feira (12), estreou o vídeo novo do “Meia Noite em Pequim”, do professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ, Elias Jabbour, que fala sobre as possibilidades da relação entre a China e Cuba, em plena ebulição da crise sanitária, energética e econômica.

A socióloga Ana Prestes também fala de um tema da geopolítica caribenha. A história épica do Haiti, primeiro país hispano a se tornar independente do colonialismo europeu, sofre novo revés com o assassinato do presidente. O modo como este tipo de crise política se conecta com outras pelo mundo faz valer muito a pena assistir o programa Mira Mundo.

Ana voltou, neste sábado (24), aniversário de Simon Bolívar, com mais um vídeo, para explicar porque os bolsonaristas se incomodam tanto com o bolivarianismo.

O dia internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha, em 25 de julho, foi o mote para a pedagoga e deputada estadual da Bahia, Olivia Santana, destacar algumas que marcaram a história do continente e foram invisibilizadas pelo racismo.

Em seu programa Cabeça Feita, começa falando das brasileiras Carolina de Jesus e Tereza de Benguela, a jamaicana Nanny e a haitiana Suzane Bélair. Nas próximas semanas, ela vai dividir programa com Dani Balbi, continuando o debate sobre a intersecção entre gênero, raça e classe.

O professor de comunicação maranhense Fábio Palácio volta com Cultura em Movimento para dar continuidade ao terceiro vídeo do curso rápido sobre hegemonia.

Neste vídeo, ele mostra que Gramsci avançou a compreensão do conceito para mostrar que nem sempre o poder político está nas mãos dos estado ou dos políticos.

A semana da TV Grabois termina com os balanços feitos por Manuela D´Ávila sobre o noticiário dos últimos dias comentados no programa Contragolpe.

No vídeo desta sexta-feira ela comenta os comentários sobre a violência contra Pamella Gomes pelo DJ Ivis, que acabou sendo preso sem direito a habeas corpus. O modo como o músico ganhou seguidores e fez sucesso nas plataformas de música após a brutalidade contra a mulher é comentada por Manuela.

Um debate sobre os 100 anos do Partido Comunista Chinês: A longa marcha do socialismo com características chinesas, também consta da semana da TV Grabois.

Elias Jabbour e Ana Prestes participam da conversa mediada pelo vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino, e participacao do ex-deputado gaúcho Raul Carrion.

O vídeo traz depoimentos de Yang Wanming, Aldo Rebelo, Ana Rocha, Carina Vitral, Celso Amorim, Diego Pautasso, Durval Noronha, Flávia Calé, Gaio Dória, Gilberto Maringoni, Jandira Feghali, José Reinaldo, Lucas Chen, Luciana Santos, Luis Fernandes, Luis Paulino, Luiz Gonzaga Belluzzo, Mônica Valente, Renato Rabelo, Socorro Gomes e Vanessa Graziottin.